Canadá

Capital: Ottawa
Línguas oficiais: Inglês e Francês
População (2010): 34.019.000
Moeda: Dólar Canadense (CAD)
IDH (2013): 0,902 (8.º)

O Canadá pode até ser o segundo maior país do mundo em extensão territorial, mas uma população receptiva e culturalmente diversa concede ao país uma atmosfera calorosa incomparável. Segundo pesquisa encomendada à consultoria britânica Economist Inteligence Unit, o Canadá está entre os 10 países que apresentam ensino de alta qualidade.

Por ser um país com duas línguas oficiais, o inglês e o francês, os cursos de idiomas estão entre os mais procurados por estudantes do mundo inteiro. Outra razão que faz do Canadá um dos melhores destinos para estudantes é o custo-benefício relativamente baixo em comparação com o de outras nações desenvolvidas. Além disso, o Canadá é um país com muita segurança, um fator que todos os pais avaliam antes de deixarem seus filhos se aventurarem por outro país.

Informações gerais sobre Canadá

  • Visto:

    Todos os cidadãos brasileiros devem ter um visto válido para vir para o Canadá. Para cursos com menos de 6 meses de duração, você irá pedir um solicitar um Visto de Turista com Permissão de Estudos.

    Se o seu programa durar mais de 6 meses, você deverá, então, solicitar um Visto de Estudante junto ao Consulado Geral do Canadá, em São Paulo.

    Para solicitar o visto, primeiro você precisa de uma Carta de Aceitação (Letter of Acceptance) da escola, a carta é enviada assim que é confirmado a matrícula. Uma cópia dela deverá ser anexada junto ao seu pedido de visto a ser enviado para o Consulado.

  • Informações gerais sobre o custo de vida:

    Existem três custos fixos necessários para viver no Canadá, que são acomodação, transporte e alimentação.

    Acomodação: Optar por dividir um apartamento com outros estudantes no centro da cidade após o primeiro mês de Homestay é uma ação comum. Existem variáveis que interferem nos valores, porém é uma média entre $500 à $650 dólares por mês, por pessoa.

    Transporte: Valores dependem de onde você for morar. Se você morar no centro, não precisará de passe de ônibus, porém se morar fora do centro, utilizará diariamente o transporte público. Valores mensais, por zona: Zona 1: $91.00 | Zona 2: $124.00 | Zona 3: $170.00, por aluno (Valores de 2015).

    Alimentação: A cidade oferece variedade no cardápio tanto para o prato quanto para o “bolso”. A sugestão é fazer compras em supermercados e cozinhar em casa, para haver uma economia mensal. Tudo depende do que você compra, quando compra e como utiliza. Média de custo para um supermercado de $150.00 por mês, por pessoa.

  • Sobre Trabalho:

    IMPORTANTE: No Canadá, atuamlente os estudantes de idiomas (inglês ou francês) não podem trabalhar. Apenas alunos de curso superior podem se aplicar para a permissão de trabalho.

    Normalmente os estudantes conseguem trabalho na área de serviços, atendimento ao público e hotelaria. Alguns empregos incluem garçom, ajudante na cozinha, vendedor em loja, caixa em loja ou restaurante, barista em cafeteria, arrumação em hotel, entre outros. São trabalhos mais fáceis de conseguir, com salário mínimo (em torno de US$D10,25 por hora) por período até 20 horas semanais.

    Os estudantes costumam começar a procurar trabalho na área da restauração, turismo e outros serviços.

    Os salários mínimos variam entre CAD 8 e CAD 11 por hora. Um estudante consegue facilmente tirar um salário mensal na faixa dos CAD 800 trabalhando apenas 20 horas por semana.

    Em alguns trabalhos, o estudante consegue ganhar um pouco mais, uma vez que no Canadá é comum dar gorjetas (15% de gorjeta sob o valor da conta).

Galeria de imagens