Reino Unido

Capital: Londres
Línguas oficiais: Inglês
População (2010): 53.012.456
Moeda: Libra Esterlina (GBP)
IDH (2006): 0,940

A Inglaterra é o berço da língua inglesa e dona de uma longa tradição de ensino do idioma para estudantes estrangeiros. Os cursos de inglês estão disponíveis em todos os níveis. As turmas em geral são pequenas para que o corpo docente possa dar toda atenção às necessidades de aprendizagem. A partir do momento que o aluno entra na sala de aula ele é incentivado a se comunicar em inglês. A ampla variedade de cursos de idioma inclui jogos, exercícios práticos e resolução de problemas, além de discussões em grupo. É possível ainda utilizar a tecnologia de laboratórios de idiomas para estudar de forma independente, melhorando o aprendizado da língua.

Muitos cursos do país são mais curtos ou mais intensivos que os mesmos oferecidos em outros países. Com isso o estudante encontra um alto custo-benefício em escolher este destino. O que pouca gente sabe é que não é necessário estudar em Londres para desfrutar da metrópole. As distâncias dentro da Inglaterra são curtas, e é possível combinar a euforia londrina com a tranquilidade das cidades do interior.

Informações gerais sobre Reino Unido

  • Visto:

    Brasileiros indo para a Inglaterra como turista por um período máximo de seis meses não precisam requerer o ‘entry clearance’. Uma vez que a pessoa entre como turista, este visto não pode ser estendido ou trocado pelo visto de estudante. Neste caso turistas recebem o visto de visitante (visitor), estudantes recebem o visto de estudante visitante (student visitor) e pessoas de negócios recebem o visto de visitante de negócios (business visitor).

    O visto de estudante visitante pode ser obtido na chegada ao UK por um período máximo de 6 meses sem requerer CAS nem entry clearance antes de sair do Brasil. Estudantes visitantes que estejam estudando inglês e que queiram ficar por mais de 6 meses e até 11 meses precisam requerer o pré-visto antes de sair do Brasil. É importante ressaltar também que o visto de estudante visitante não permite que o estudante trabalhe.

    Ao chegar ao UK você precisará mostrar os seguintes documentos de evidência: sua passagem de volta, evidência de que você tem intenção de retornar ao Brasil no final da sua viagem, evidência de que você tem dinheiro suficiente para se sustentar e pagar sua acomodação durante sua estadia no UK. Se você está indo estudar você também deverá comprovar que se matriculou em uma escola, que tem acomodação e dinheiro para se sustentar e pagar os estudos durante a sua estadia.

    Se o Brasileiro tem intenção de permanecer na Inglaterra por mais de seis meses e quer trabalhar como estudante deve requerer o CAS (Confirmation of Acceptance for Studies, que falaremos abaixo) e o ‘entry clearance’ para obter o visto de estudante por pontos tier 4 antes de sair do Brasil. Desta forma o estudante também tem direito a trabalhar meio turno (20 horas por semanas para estudantes universitários NQF6 e 10 horas semanais para estudantes em outras categorias inferiores a NQF6).

    A partir de 6 de abril de 2015, estudantes com visto de mais de seis meses passaram a pagar uma taxa de seguro saúde (health surcharge) de 150 libras por ano. Esta taxa deve ser paga adiantada, por todo o período do visto, ao requerer o visto online. Desta forma o imigrante poderá usar o sistema de saúde pública do UK.

    O que é o sistema de imigração baseado em pontos (PBS) para a Inglaterra e o Reino Unido?

    Este sistema de imigração é direcionado as pessoas que queiram vir para o Reino Unido para estudar e/ou trabalhar por mais de seis meses. Este sistema é dividido em 5 renques, da seguinte maneira:

    • Tier 1 -Profissionais altamente qualificados, estudantes de pós-graduação formados no Reino Unido, empresários (com recursos de mais de 200,000 libras ), investidores (com recursos de mais de 1,000,000 de libras).
    • Tier 2 - Profissionais qualificados com oferta de emprego de um empregador baseado no Reino Unido.
    • Tier 3 - Este tipo está suspendido (costumava ser usado para trabalhadores de baixa qualificação).
    • Tier 4 - Estudantes que tenham uma vaga garantida em uma instituição educacional no Reino Unido. A duração do visto varia de acordo com o tempo necessário para concluir o curso.
    • Tier 5 - trabalhadores temporários e esquema de mobilidade dos jovens. Máxima estadia de 12 meses para trabalhadores temporários e 24 meses para o esquema de mobilidade dos jovens. Todos os candidatos deste tipo deverão obter 30 pontos através do certificado de patrocínio obtido por um empregador (com exceção do esquema de mobilidade dos jovens) e 10 pontos de manutenção financeira (mostrar que você tem dinheiro suficiente para se sustentar no Reino Unido, atualmente 800 libras).

    Documentos necessários para requerer o visto de estudante para Londres, Inglaterra / Reino Unido

    • Passaporte válido atual;
    • Passaporte anterior vencido (se você tiver um);
    • Confirmação impressa da sua entrevista;
    • Formulário de requerimento preenchido, assinado e datado;
    • Comprovante impresso de submissão online do formulário de requerimento do visto;
    • Documentos de apoio: devem incluir os originais, cópias e traduções;
    • Certificado de patrocínio (sponsorship) através de uma instituição educacional – carta da escola confirmando o curso e CAS (certificado de aceitação de estudos);
    • Comprovante de renda do estudante ou do responsável pelo estudante – extrato bancário de no mínimo 28 dias;
    • Certificado de inglês nível pré-intermediário;
    • Comprovante de acomodação;
    • Informação biométrica (foto e impressão digital);
    • 2 fotos (35mm largura x 45mm altura) em cores.
    • A decisão do visto é baseada de acordo com as informações contidas no seu formulário, passaporte, história de imigração e documentos de apoio. Ao solicitar o visto de estudante online, você receberá um e-mail com os detalhes dos documentos de apoio necessários.
    Você deve enviar os documentos originais e uma fotocópia de cada documento.

    Todos os documentos de apoio ao seu ‘entrance clearance’ deve ser traduzido para o inglês ou o pedido será recusado. Cada documento traduzido deve ter data, nome completo, contato e assinatura do tradutor e também confirmação de que a tradução é exata ao original.

    Os documentos de apoio devem ser mandados juntamente com o formulário de pedido de visto , documentos não poderão ser submetidos depois que o você já tenha concluido o pedido de visto. Se você não estiver trabalhando você pode mandar os documentos financeiros da pessoa que te sustenta.

    Se você não tiver pago sua passagem, deverá explicar quem pagou e porque, incluindo também os detalhes financeiros da pessoa.

    Você deve solicitar seu pré-visto (entrance clearance) de estudante online na website do Sistema de Fronteira da Inglaterra. A taxa deve ser paga online e o pedido de visto deverá ser feito em Inglês. O pagamento deve ser feito com o cartão Visa ou MasterCard. Tenha cuidado para selecionar o tipo de visto correto de acordo com a razão da sua visita e imprima sua cópia para referência futura.

    Você pode marcar uma consulta com o Centro de Pedido de Visto no Brasil para o pedido de visto com a companhia World Bridge Service situada no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasilia. Você deve trazer todos os documentos necessários para o pedido do visto. Em alguns casos, enquanto o pedido do seu visto esteja sendo avaliado, você pode ser solicitado a se apresentar a uma entrevista.

  • Informações gerais sobre o custo de vida:

    Despesas mensais
    UKLondresOxfordCambridgeManchesterBrightonEdinburgh
    Acomodação£ 750£ 900£ 800£ 800£ 700£ 700£ 600
    Alimentação £ 148£ 240£ 150£ 40£ 170£ 140£ 150
    Serviços como gás água energia£ 125£ 200£ 40£ 150£ 160£ 40£ 160
    Transporte£ 85£ 70£ 120£ 100£ 55£ 120£ 45
    Entretenimento£ 56£ 70£ 50£ 50£ 40 £ 80£ 45
    Saúde£ 46£ 40£ 45£ 40£ 50£ 60£ 40

Galeria de imagens